Enquanto o crédito costumava ser procurado para a compra de bens duradouros, hoje em dia a sua importância está ligada à manutenção das necessidades básicas. A pandemia impôs algumas restrições económicas que afetam a vida dos brasileiros, e embora não haja melhores opções, uma alternativa é pedir emprestado uma certa quantia de dinheiro.
Segundo o Serasa, existem atualmente 65 milhões de dívidas no Brasil e este número tem aumentado nos últimos meses. O montante médio em dívida é de 4.000 reais, e quanto maior for a dívida, mais difícil é obter um empréstimo. No entanto, existem algumas iniciativas para tornar este serviço financeiro acessível aos devedores.
Lembre-se, ao escolher a melhor opção para si, é melhor considerar o custo total efetivo (CET), que é o montante final que precisa de pagar ao credor, prestando atenção se a taxa de juro é razoável. Para verificar se uma instituição financeira pode ser considerada segura, consultar o seu nome no sítio do Banco Central na Internet.
Empréstimo de consignação: Normalmente utilizado por pensionistas, reformados e funcionários públicos ativos, descontando o montante a ser pago em salários ou subsídio de crédito direto. Os empregados e empresas privadas podem candidatar-se, mas se ficar desempregado antes de a dívida ser paga na totalidade, o montante deve ser pago de uma só vez e pode levar a um desconto de 30% no despedimento.
Compromisso: aqueles que possuem um bem de valor podem levá-lo a alguma instituição qualificada na Caixa, Portal Gov e tê-lo valorizado. O dinheiro do artigo é reembolsado e é acordado um prazo para a sua devolução ao banco. Se o prazo não for cumprido, a pessoa perde o que licitou no leilão.
Empréstimo garantido: quando se oferece ao banco uma casa, um telemóvel, bens imóveis e outros artigos. É mais burocrático, mas ajuda a obter somas maiores porque garante ao banco um certo compromisso de não perder o empréstimo.
Empréstimo garantido FGTS: Se decidir retirar o FGTS no seu aniversário e tiver mais de R$300 poupados, pode adiantar o recibo, lembrando que tem de pagar juros, que é de cerca de 2,5% a 3% por mês.
Microcrédito: Um empréstimo a juros baixos para pequenos empresários e empresas em fase de arranque é uma realidade. Tal como o DIGITAL SIM, existem outros programas que oferecem taxas não superiores a 4% por mês.
Bancos digitais: porque têm custos reduzidos de pessoal, aluguer e outros materiais, podem oferecer produtos e serviços financeiros em melhores condições. Banco Original, Nubank, Inter e Neon são empresas fintech que concedem empréstimos mesmo a quem tem dívidas.
Veja mais em nosso site
Veja em nossos sites parceiros
Introdução ao Itaú Agro O Itaú Agro tornou-se uma iniciativa do Itaú Unibanco, com o…
Em um mundo cada vez mais digital, a forma como contratamos seguros também está mudando.…
Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras da vida. Conhecer novas culturas, experimentar a culinária…
Introdução As mulheres do agronegócio têm desempenhado um papel crucial na transformação e no desenvolvimento…
Introdução O agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia nacional, respondendo por uma parte…
O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, responsável por uma significativa parcela do…
Este site utiliza coockies para melhor desempenho
Ler mais